Bolsas de Estudo, Crédito Universitário, Incentivos e Estágios

Mais de 2.500 acadêmicos da Univille possuem algum tipo de benefício atualmente, sendo eles: bolsas de estudo, créditos universitários, estágios ou incentivos. Ao todo, são mais de 15 possibilidades para viabilizar os estudos e conquistar o sonho de se formar na profissão que escolheu para seguir carreira!

Bolsas de Estudo

NOVIDADE VESTIBULAR 2020

Os classificados em 1º e 2º lugar de cada curso, ganham bolsa de estudo de 100% e 50% respectivamente, conforme edital.

Saiba mais

PIC

Crédito Universitário

Programas de Incentivo

Estágios

Além das possibilidades de estágio em outras empresas por meio do Banco de Oportunidades da Univille – BOU, também é possível estagiar na própria Universidade, conforme disponibilidade de vagas, com desconto na mensalidade.


Entre em contato com a Central de Relacionamento com o Estudante pelo telefone (47) 3461.9020 ou e-mail: cre@univille.br

Confira os detalhes de cada benefício

Bolsas de Estudo

Bolsa Mérito

Processo de seleção para Bolsa de Estudo por Mérito e com Caráter Social, para os candidatos classificados em primeira e segunda posição nos concursos Vestibular Acafe e Seletivo para todos os cursos de graduação da Univille, modalidade presencial, para o período de um 1 (um) ano para os cursos anuais e de 2 (dois) semestres para os cursos semestrais.


Para concorrer às Bolsas o candidato deverá atender, concomitantemente, os seguintes requisitos:

obter a primeira ou a segunda classificação no curso para o qual se inscreveu nos concursos Vestibular Acafe e Seletivo Univille

ter concluído o Ensino Médio, apresentando a documentação comprobatória emitida pela instituição educacional, de acordo com uma das exigências definidas na sequência:

(a) ter concluído o Ensino Médio em escola pública; ou (b) ter cursado alguma das séries do Ensino Médio em escola pública; ou (c) ter cursado o Ensino Médio em escola particular na condição de bolsista integral, com a apresentação de documento comprobatório emitido pela instituição educacional; ou (d) ser egresso da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


O primeiro colocado que atender aos critérios ganha 100% de bolsa de estudo e o segundo colocado, 50%.


As inscrições serão realizadas respectivamente em: Vestibular Acafe e Seletivo Univille, sendo que o candidato inscrito pelo Vestibular Acafe deverá realizar a prova e o candidato inscrito pelo Seletivo Univille deverá preencher corretamente o requerimento de inscrição e anexar documentos legíveis.


Clique aqui e confira o Edital completo.

PROUNI

A Univille, em parceria com o Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação, concede bolsas de estudo de 50% ou 100% para estudantes brasileiros nos cursos de graduação.


Podem participar do Prouni os estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior e que atendam a pelo menos uma das condições abaixo:

• ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; 

ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; 

ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada; 

ser pessoa com deficiência; 

ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda. 


Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.


O processo seletivo é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação das bolsas remanescentes.

No processo regular pode se inscrever o candidato que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.


No processo para ocupação das bolsas remanescentes pode se inscrever o candidato que: 

seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, e concorra a bolsas em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou 

tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.


Em ambos os processos as inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni. 


São realizados dois processos seletivos do Prouni por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.


Para quem já possui a bolsa, é preciso atualizar o processo a cada semestre.


Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br

UNIEDU

Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina pelo qual o Estado concede bolsas de estudo e bolsas de pesquisa e Extensão, para o pagamento total ou parcial das mensalidades dos estudantes economicamente carentes, regularmente matriculados nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior – IES cadastradas na Secretaria de Estado da Educação.


Tipos de bolsa:  

 

Artigo 170: Bolsa de estudo, a partir de avaliação socioeconômica, ou pesquisa de 25% a 50%; E 100% para pessoas com deficiência.


Artigo 171: Bolsa de estudo pesquisa ou extensão, com redução total ou parcial da mensalidade.


PROESDE: Bolsa de 70% aos estudantes com disponibilidade de frequentar o curso de extensão Desenvolvimento Regional. 

PROESDE Licenciatura: Bolsa de estudo de 100% aos estudantes de licenciatura com disponibilidade de frequentar o curso de extensão em Organização Curricular na Educação Básica Catarinense. 


Critérios:  

• Estar matriculado nos cursos de graduação da Univille; 

Não ter concluído o curso superior; 

Preencher cadastro no site da Univille/Uniedu informando a situação socioeconômica do estudante e da família.

  

A Secretaria de Estado da Educação – SED disponibiliza o sistema para cadastramento dos estudantes semestralmente. Somente podem receber bolsas de estudo, pesquisa e extensão UNIEDU os estudantes cadastrados dentro do prazo previsto em edital, a cada semestre. 


Fonte: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/ 

Bolsa Atleta

Para atletas e paratletas que estejam cursando o ensino fundamental e médio do colégio, a graduação ou a pós-graduação (lato sensu) na Univille. 

 

Os critérios são:  

• Estar em dia com a semestralidade ou anuidade escolar, bem como outros compromissos financeiros com a Univille; 

O percentual acumulativo dos benefícios não pode ultrapassar 100%;  

Cumprir as exigências mínimas de aproveitamento/desempenho em conformidade com o Regimento dos Colégios ou da Univille.  

 

Os editais são abertos no primeiro semestre de cada ano e são publicados em univille.br/bolsaatleta.

Programa de Residência Pedagógica

Para inclusão dos acadêmicos de licenciatura (Educação Física, Letras, Ciências Biológicas, História e Pedagogia) nas escolas de educação básica a partir da segunda metade de seu curso. Para concorrer às bolsas, os estudantes precisam seguir os critérios propostos em Edital.  

 

Os editais são publicados no site da Univille conforme a abertura de novas vagas.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docente apresenta possibilidade de bolsa, durante 10 meses, para estudantes dos 1os e 2os anos dos cursos de licenciatura (Educação Física, Letras, Ciências Biológicas, História e Pedagogia). 

 

Os editais são publicados no site da Univille conforme a abertura de novas vagas. 

PIBEX

Programa Institucional de Bolsas de Extensão com recursos da Univille destinado aos estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado. Pode ser solicitado no fim do ano (aproximadamente em outubro). O professor coordenador do programa ou projeto realiza entrevista durante o ano para seleção e substituição.

PIC

Programa de Iniciação Científica (graduação e stricto sensu) para desenvolvimento de um projeto de pesquisa juntamente com um professor orientador. 

 

O programa apresenta as modalidades de projetos:

Vinculado: o aluno atua no projeto de pesquisa do professor;

Voluntário: a apresentação pode ser feita pelo aluno e pode também ser parte de um projeto de pesquisa do professor.


A Univille atualmente dispõe de quatro fontes de fomento para a concessão de bolsas: 

01. FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille): esse fundo destina um percentual para financiamento das bolsas de PIBIC modalidade individual. No caso de alunos vinculados a projeto de pesquisa de professor, este prevê as respectivas bolsas no orçamento do projeto; 


02. Artigo 170 da Constituição Estadual (Governo do Estado de Santa Catarina): por meio dessa regulamentação o Governo repassa uma verba para as Instituições de Ensino Superior (IES) a fim de auxiliar os alunos. Para obter essa bolsa é necessário comprovar carência no setor de Apoio e Orientação ao Estudante, além das exigências do PIBIC da Univille (Resolução 10/08- CEPE); 

03. Artigo 171 da Constituição Estadual (Governo do Estado de Santa Catarina): são destinadas a alunos economicamente carentes matriculados em cursos presenciais de graduação e visa garantir condições efetivas para o fomento do desenvolvimento e das potencialidades regionais pela inserção de jovens na educação superior. O candidato deverá ter cursado todo o Ensino Médio em Unidade Escolar da Rede Pública ou em Instituição Privada com bolsa Integral, residir há dois anos no Estado de Santa Catarina e ter carência econômica.  



04. CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico): a Univille possui hoje uma quota de 13 de bolsas desse órgão. Para obtê-las é necessário responder a edital específico lançado pela Área de Pesquisa, no período de abril a junho de cada ano.

Bolsa da Prefeitura de São Bento do Sul

Para acadêmicos que atendam aos critérios do programa e estudem no campus São Bento do Sul. Os editais são publicados no site da Univille todos os anos. 

Bolsa de atividades culturais

Todos os acadêmicos matriculados na Univille podem participar de grupos artísticos e culturais como o teatro e o coral, recebendo desconto nas mensalidades.

Crédito Universitário

Possibilidade de pagar apenas parte da mensalidade enquanto estuda e o restante somente depois da data prevista para a conclusão do curso

CredIES

Para estudantes efetivamente matriculados nos cursos de graduação da Univille. Que apresentarem fiador com renda superior a uma 1,5x do valor integral da mensalidade sem registro de restrição financeira.


Clique aqui para informações e simulação.

Pravaler

Pode ser usado por aqueles que estão começando agora seus estudos quanto por alunos que já estão matriculados. Basta não possuir restrição em seu nome, possuir um garantidor e comprovar a renda de 2,2x o valor da mensalidade. 

Clique aqui para fazer uma simulação.

Programas de Incentivo

Esse programa da Univille tem como objetivo auxiliar a viabilização os estudos para diversos grupos com redução de até 50% do valor da mensalidade. Conheça quem pode solicitar:

Empregados de empresas privadas

O incentivo oferecido é a redução de até 50% do valor da mensalidade, excetuando-se a mensalidade pertinente à matrícula e as mensalidades decorrentes das rematrículas (semestral ou anual), sendo que será analisada a contrapartida da empresa ou entidade contratada a cada contrato específico.


O número de vagas para graduação será definido em cada período letivo após encerramento das inscrições para o vestibular e primeiro período do processo seletivo.


O número de vagas da pós-graduação lato sensu será definido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários para cada nova turma.

Será necessário formalização de contratos específicos com empresas ou entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, estabelecendo alguns critérios que serão descritos em instrumento jurídico próprio.


O incentivo não poderá ser acumulativo com outras Resoluções, nem mesmo com bolsa, inclusive por carência. O incentivo é pessoal e intransferível.


A solicitação formal deve ser feita junto à Central de Atendimento Acadêmico para cursos de graduação e à Secretaria de Educação Permanente e Continuada para cursos de especialização, por ocasião da matrícula ou rematrícula e a concessão não será retroativa.  

Funcionários de órgãos públicos

O incentivo oferecido é a redução de até 20% do valor da mensalidade. Sendo o percentual de incentivos definido em cada convênio específico, mediante análise da contrapartida do órgão público conveniado. 


O número de vagas para graduação será definido em cada período letivo após encerramento das inscrições para o vestibular e primeiro período do processo seletivo.  


O número de vagas da pós-graduação lato sensu será definido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários para cada nova turma.  

Será necessário formalização de convênios específicos com entes públicos (Federal ou Municipal), bem como suas autarquias, fundações ou empresas públicas, estabelecendo alguns critérios que serão descritos em instrumento jurídico próprio. 


O incentivo não poderá ser acumulativo com outras Resoluções, nem mesmo com bolsa, inclusive por carência. O incentivo é pessoal e intransferível.


O incentivo será ofertado ao servidor integrante do quadro de carreira e que já tenha sido aprovado no estágio probatório. A solicitação formal deve ser feita junto à Central de Atendimento Acadêmico para cursos de graduação e à Secretaria de Educação Permanente e Continuada para cursos de especialização, por ocasião da matrícula ou rematrícula e a concessão não será retroativa.  

Profissional Sênior e seus familiares

São beneficiados, o profissional sênior da FURJ e seus familiares, sendo ascendentes (pais, avós e bisavós).


Descendentes (filhos, netos e bisnetos); Cônjuge ou companheiro com quem o profissional senior mantenha relação estável, comprovada; Enteados ou aqueles de quem o profissional sênior detenha legalmente a guarda, tutela ou curatela.  


O incentivo oferecido é a redução de até 30% do valor da mensalidade, limitado a R$ 360,00 por beneficiário/ mês. Sendo o percentual de incentivos definido em cada convênio específico, mediante análise da contrapartida do órgão público conveniado. 

O incentivo não poderá ser acumulativo com outras Resoluções, nem mesmo com bolsa, inclusive por carência. O incentivo é pessoal e intransferível. 


A solicitação formal deve ser feita junto à Gestão de Pessoas, por ocasião da matrícula ou rematrícula e a concessão não será retroativa.  


Este benefício não se aplica a estudantes matriculados para os períodos letivos até 2017, entrando em vigor na data da assinatura sendo aplicável para 2018.


Fonte: Instruções Normativas 001, 002, 003, 004 e 005 da Diretoria Administrativa conjunta com a Pró-Reitoria de Ensino e Pró-Reitoria de Extensão que estabelecem procedimentos para operacionalização do Programa de Incentivos da Univille. 

Empregados da FURJ e seus familiares

São Beneficiados os empregados da FURJ e seus familiares, sendo eles:  

 

Ascendentes (pais, avós e bisavós); Descendentes (filhos, netos e bisnetos); Cônjuge ou companheiro com quem o empregado mantém relação estável, legalmente comprovada; Enteados ou aqueles de quem o empregado da FURJ detenha legalmente a guarda, tutela ou curatela. O empregado deverá ter vínculo empregatício de no mínimo 6 (seis) meses.  


O incentivo oferecido é a redução de até 50% do valor da mensalidade.


Os familiares não dependentes do empregado terão incentivo de redução de até 50% da mensalidade, limitado a R$ 600,00 por beneficiário/ mês.

*Entende-se por dependente, o cônjuge que mantém relação estável, filhos e enteados até 24 anos. O percentual será proporcional a carga horária semanal trabalhada pelo empregado da FURJ, sendo considerada a carga vigente no ato da solicitação e/ou renovação do benefício, sendo o valor descontado da folha de pagamento (exceto quando o valor do incentivo somado aos descontos seja superior a 50% do salário base para cálculo do FGTS). A carga horária semanal a partir de 36 horas (100% do benefício).


Não serão consideradas como benefício, as remunerações de estágios realizados na FURJ e suas mantidas.



O incentivo não poderá ser acumulativo com outras Resoluções, nem mesmo com bolsa, inclusive por carência. O incentivo é pessoal e intransferível.


A solicitação formal deve ser feita junto à Gestão de Pessoas, por ocasião da matrícula ou rematrícula e a concessão não será retroativa.

Egressos, graduados, idosos e membros da mesma família

São beneficiados, os egressos portadores de certificado/ diploma da Univille.



Alunos que tenham pelo menos mais um membro da mesma família cursando a Educação Básica e/ou graduação e/ou pós-graduação lato sensu na Univille; Alunos de segunda graduação; Alunos idosos.


Considera-se egresso: 

• Concluinte da educação básica: discente que concluiu o ensino fundamental, ensino médio ou técnico e que tenha recebido o certificado ou diploma da Univille; 

• Graduação: discente que possui diploma de conclusão do curso de graduação da Univille; 

Pós-graduação lato sensu: Discente que possui certificado de conclusão do curso de especialização da Univille; 

• Pós-graduação stricto sensu: Discente que possui diploma de conclusão do programa de mestrado/ doutorado da Univille.


Considera-se membro da mesma família, alunos matriculados na Educação Básica, nos cursos de graduação ou pós-graduação lato sensu da Univille, próprios ou conveniados, cujos pais já tenham filhos estudando nesses níveis de ensino.

Considera-se idoso, pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos conforme Estatuto do Idoso.

  

O incentivo oferecido é por beneficiário/ mês com redução de: 

• 30% para egressos portadores de certificado/diploma da Univille, limitado a R$ 360,00; 

10% para o segundo membro da mesma família, limitado a R$ 120,00; 

15% para o terceiro membro em diante da mesma família, limitado a 180,00; 

20% por aluno idoso, limitado a R$ 240,00.


O incentivo não poderá ser acumulativo com outras Resoluções, nem mesmo com bolsa, inclusive por carência. O incentivo é pessoal e intransferível.


A solicitação formal deve ser feita junto às secretarias dos Colégios para educação básica, na Central de Atendimento Acadêmico para cursos de graduação e à Secretaria de Educação Permanente e Continuada para cursos de especialização, por ocasião da matrícula e a concessão não será retroativa.

Universidade Univille • Universidade para a vida