Aprovado pela CAPES
Conheça mais sobre o curso
O Mestrado Profissional em Comunicação e Mediações Contemporâneas tem por objetivo principal contribuir para a qualificação da formação de profissionais atentos às transformações do mundo da informação/comunicação e o modo como elas alteram as relações sociais, culturais e de consumo.
Para dar conta desse objetivo, outros específicos se juntam, alinhados às duas linhas de pesquisa:
- investigar estratégias e tecnologias comunicacionais;
- analisar as relações entre a comunicação, a mediação e a cidadania na contemporaneidade.
Público-alvo: o programa de Mestrado Profissional em Comunicação é dirigido para profissionais de diferentes formações, que atuam sobretudo nas áreas da comunicação, jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas, dentre outras, interessados em aprofundar sua formação e qualificação técnico-científica.
Explore os espaços do curso e da Universidade
A Univille possui uma estrutura completa para a sua formação.
Confira alguns locais que você poderá utilizar tanto para as aulas teóricas e práticas, quanto para os estudos e momentos de descontração!
Receba um conteúdo completo sobre o Mestrado em Comunicação e Mediações Contemporâneas
Coordenação
Coordenador
Prof. Dr. Silvio Simão de Matos
SECRETARIA
Sala A-221
Matriz Curricular
Com duração de 24 meses, a Matriz Curricular permite ao mestrando integralizar 30 créditos distribuídos em disciplinas obrigatórias (12 créditos), disciplinas eletivas (12 créditos) e produção de Trabalho de Conclusão, contemplando um produto técnico-científico (06 créditos).
Área de Concentração: Mediações e Tecnologias em Comunicação
Linhas de Pesquisa
Comunicação, Linguagens e Cidadania
Esta linha se concentra nas pesquisas em comunicação com enfoque em diferentes perspectivas teóricas e práticas acerca das linguagens e da cidadania. Os domínios temáticos versam sobre ativismos em rede, cultura criativa, políticas afirmativas, minorias e direitos humanos. Para tanto, integram abordagens teórico-metodológicas tais como: mediações, representações, net-ativismo, convergência midiática e análise da biopolítica e dos processos de subjetivação. Os projetos resultam em produtos comunicaionais, que contribuam para a transformação, com destaque, da regão, mas cujo horizonte rompe fronteiras via mundo digital.
Estratégias e Tecnologias Comunicacionais
Esta linha investiga os efeitos das tecnologias da informação e comunicação nas interações midiáticas. Abrange estudos e pesquisas aplicadas que compreendem as estratégias comunicacionais como agente de mudança na articulação entre organizações e/ou indivíduos. Os estudos visam contribuir com o aprimoramento de estratégias de comunicação em mercados criativos, inovadores e sustentáveis. Nesse sentido, abriga grupos de pesquisa e projetos que abordam temáticas como estratégias de comunicação, mídias e tecnologias, consumo, criatividade, mercados criativos e sustentabilidade.
Universidade Univille • univille.br
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte Joinville/SC