Conceito 4
CAPES – Quadrienal 2017-2020
(escala de 1 a 5)
Conheça mais sobre o curso
O Doutorado em Educação objetiva formar pesquisadores de excelência em educação comprometidos com a produção do conhecimento científico no campo das políticas e práticas educativas, do currículo, do trabalho e da formação docente, considerando aspectos éticos, estéticos, tecnológicos, socioambientais, históricos e culturais.
E tem como objetivos específicos:
a) Desenvolver pesquisadores de alto nível com autonomia intelectual e compromisso político para o desenvolvimento de pesquisas e difusão do conhecimento que possam contribuir para a melhoria da educação nacional;
b) Formar pesquisadores reflexivos e críticos com capacidade de análise social, histórica, econômica e política para intervir como interlocutores qualificados no campo educacional;
c) Preparar pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas originais e com densidade de análise no campo das políticas públicas, do currículo, das práticas educativas, trabalho e formação docente, tanto no plano institucional quanto nos movimentos sociais;
d) Formar pesquisadores com visão crítica acerca do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação;
e) Proporcionar a formação de pesquisadores que produzam conhecimento sobre a educação inclusiva e a educação especial a partir de análise crítica que envolvam aspectos psicossociais e legais.
Público-alvo
Professores e demais profissionais, com graduação, e que tenham interesse na área da educação.
Explore os espaços do curso e da Universidade
A Univille possui uma estrutura completa para a sua formação.
Confira alguns locais que você poderá utilizar tanto para as aulas teóricas e práticas, quanto para os estudos e momentos de descontração!
Receba um conteúdo completo sobre o Mestrado em Educação
Coordenação
Coordenadora
Profa. Dra. Jane Mery Richter Voigt
Vice-Coordenadora
Profa. Dra. Marly Krüger de Pesce
Secretaria
Chefe da Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação stricto sensu
Maria Patricia Lima Vieira
Secretária do Mestrado em Educação
Bruna Estéfani Dombrowicz
Matriz Curricular
Com duração de 48 meses, a Matriz Curricular está distribuída em disciplina obrigatórias (18 créditos), disciplinas eletivas (12 créditos), atividades complementares programadas (6 créditos), e produção de tese - obrigatório (12 créditos).
Linhas de Pesquisa
Currículo, Tecnologias e Práticas Educativas
A linha de pesquisa contempla o currículo, as tecnologias e as práticas educativas em suas bases teórico-metodológicas, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos. Entre as temáticas pesquisadas encontram-se: letramentos; práticas educativas e tecnologias digitais de informação; currículo e práticas curriculares; educação formal e não formal; educação estética.
Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente
A linha de pesquisa contempla políticas educacionais, trabalho e formação docente em seus marcos regulatórios e bases epistemológicas vinculadas à educação em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino. Entre as temáticas pesquisadas encontram-se: Estado; políticas educacionais; trabalho, formação e desenvolvimento profissional docente; diversidades, inclusão e educação especial; processo ensino-aprendizagem
Contato do curso
(47) 3461.9077
ppge@univille.br
Atendimento
2ª a 6ª feira: 8h às 12h | 13h às 21h
Universidade Univille • univille.br
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte Joinville/SC