Gastronomia

3,5 anos • Matutino ou Noturno • Tecnólogo

Presencial • Joinville

Conceito 4 – INEP

Reconhecido pelo MEC

(escala de 1 a 5)

Conheça mais sobre o curso

Em vista da expansão e refinamento do mercado de produtos e serviços alimentares, o tecnólogo em Gastronomia da Univille proporciona aos estudantes uma sólida formação técnica, profissionalizante e empreendedora.

O profissional pode atuar nas esferas estratégica e gerencial dos mais variados segmentos, como: restaurantes (cozinha regional, nacional e internacional), confeitaria e panificação, bistrôs, bares, hotéis, hospitais, indústrias de alimentos, instituições de ensino e de pesquisa.

O curso forma tecnólogos em gastronomia com um olhar atento a todos os processos produtivos, com foco na sustentabilidade. Na Univille, os acadêmicos participam de projetos que incentivam a diminuição do desperdício de alimentos e conhecem produtores locais, valorizando a origem dos insumos. E ainda participam do Laboratório Restaurante Escola, onde têm a oportunidade de praticar o aprendizado, compartilhando suas experiências gastronômicas com a comunidade universitária.  


Confira o Projeto Pedagógico, Políticas e Normas do curso

Por que escolher a Univille?

Preencha abaixo e receba um conteúdo completo sobre a importância de fazer uma faculdade para o mercado de trabalho e a escolha da Universidade.

Explore os espaços do curso e da Universidade

A Univille possui uma estrutura completa para a sua formação.

Confira alguns locais que você poderá utilizar tanto para as aulas teóricas e práticas, quanto para os estudos e momentos de descontração!

Agendar Visita

Oportunidades e Projetos

Participando, você tem a possibilidade de conseguir bolsas de estudo e outros benefícios na universidade.

Conheça a história do Miguel

Miguel Leiria realizou o sonho de cursar Gastronomia. Confira o depoimento sobre o curso.

Gastronomia nas redes sociais

Projeto Jovem Cozinheiro

Desenvolvido pelo curso de Gastronomia da Univille em parceria com a Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, VivaBem. Capacita gratuitamente jovens do ensino médio ao mercado de serviços gastronômicos, como auxiliares de cozinha.

Projeto Sabor de Sobra

O Sabor de Sobra é um projeto que pretende disseminar a ideia de práticas sustentáveis e conscientes de consumo alimentar. São promovidas oficinas eco gastronômicas e ações sociais ligadas ao desperdício, incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, produção e cultivo de hortas urbanas e apoio ao movimento Lixo Zero.

Restaurante Escola

Junto aos espaços de formação do tecnólogo em Gastronomia está inserido o Restaurante Escola. De segunda a sexta-feira, em dois horários, das 12h às 13h e das 13h às 14h, os acadêmicos do curso têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades gastronômicas, servindo a interessados da comunidade universitária um cardápio variado. 

O que vou estudar?

No decorrer do curso, o estudante adquire desde conhecimentos introdutórios e abrangentes sobre as origens da Gastronomia e os segmentos de atuação, como técnicos, estratégicos e gerenciais. A matriz curricular foi justamente elaborada para proporcionar ao graduando uma sólida formação.

Ainda nas primeiras séries, disciplinas como Planejamento de Cardápios, Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, Técnicas de Harmonização e Análise Sensorial formam um sólido alicerce para a compreensão das sutilezas da área. Em seguida, uma imersão em diversas cozinhas regionais, nacionais e internacionais garantem um vasto repertório e know-how, pois muitos pratos são aprendidos em sala de aula e nos laboratórios do curso.

Na fase final da formação, o futuro profissional tecnólogo em gastronomia é incentivado a se aproximar ainda mais com o mercado. Através de matérias como Empreendedorismo, Eventos em Gastronomia, Logística Aplicada a Gastronomia e Projeto Integrador, o estudante compreende modelos de negócio e tem a possibilidade de expandir o potencial criativo, desbravando oportunidades de atuação.

Acessar matriz curricular completa - 2019

Quem serão meus professores?

Conheça os professores responsáveis pela coordenação e disciplinas do curso.

Coordenadora

Professora Esp. Gabriella Natallia Correa Kerber

Especialista na modalidade "Formação para o magistério superior" em Enogastronomia pela Univali. Graduada em Gastronomia e em Cozinheiro Chef Internacional ela Univali.

Currículo completo.

Vice-Coordenadora

Professora Ma. Mariana Falcão L. B. Duprat

Mestra em Engenharia de Processos pela Univile. Especialista em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação pelo Senac. Graduada em Engenharia de Alimentos pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Currículo completo.

Conhecer todo corpo docente

Quanto custa a mensalidade?

R$ 1.356,00/mês

(para ingressantes 2019)

Bolsas e Crédito - Confira as possibilidades

Estude na Univille

Além do Vestibular, há outras possibilidades de iniciar sua graduação, retomar os estudos com um novo curso e até conseguir a transferência de outra instituição. 

O que fazer para entrar

Visite a Universidade

O Programa Visite te acompanha e apresenta a estrutura da universidade, visitando os laboratórios e participando de uma aula ou conversa com o coordenador do seu curso de interesse.


Quero conhecer a Univille

Orientação Profissional

O Programa OI - Orientação e Informação Profissional tem como objetivo orientar jovens e adultos a tomar suas decisões em relação à sua profissão. Você vai saber mais sobre suas habilidades e competências, as profissões e o mercado de trabalho.

Entrar em contato com o OI

Contato do curso

Instagram | Facebook

(47) 3461.9210

gastronomia@univille.br

Campus Bom Retiro - Joinville

Instagram | Facebook

(47) 3461.9000

univille@univille.br

Universidade Univille • univille.br

Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte - Joinville/SC

Um universo de possibilidades • 2019 ®