4,5 anos • Noturno • Licenciado

Conceito 5 INEP

Reconhecido pelo MEC

(escala de 1 a 5)

Conheça mais sobre o curso

O profissional graduado em História tem a possibilidade de trabalhar com ensino, pesquisa e extensão, além de poder prestar consultoria e atuar em espaços de memória como museus, memórias, arquivos, entre outros.

O curso de História da Univille é focado não apenas em aprender como o conhecimento histórico é produzido, mas também em desenvolver profissionais críticos que desafiam o pensar coletivo, aprofundando-se no estudo de diferentes sociedades e culturas.

Aqui, você terá acesso a laboratórios específicos para o curso, tais como o Laboratório de História Oral, Laboratório de Arqueologia e o Centro Memorial da Univille. A Universidade ainda possui parceria com instituições públicas da área, como o Arquivo Histórico de Joinville e o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, oportunidade que possibilita ao estudante a vivenciar na prática a carreira do profissional de história.

Clique aqui e confira o Projeto Pedagógico do Curso.

Por que escolher a Univille?

Preencha abaixo e receba um conteúdo completo sobre a importância de fazer uma faculdade para o mercado de trabalho e a escolha da Universidade.

Explore os espaços do curso e da Universidade

A Univille possui uma estrutura completa para a sua formação.

Confira alguns locais que você poderá utilizar tanto para as aulas teóricas e práticas, quanto para os estudos e momentos de descontração!

Agendar visita

Oportunidades e projetos

Participando, você tem a possibilidade de conseguir bolsas de estudo e outros benefícios na universidade.

Vídeo sobre o curso

Estudante egressa do curso de História, Beatriz Rengel conta sobre sua experiência na Univille.

História nas redes sociais

Centro Memorial da Univille

O Centro Memorial da Univille tem como objetivo criar um espaço destinado à preservação, ao estudo e à exposição da história da Universidade e da região na qual está inserida, bem como aproximá-la dos espaços existentes em outras universidades.

Programa de História Oral

A Univille conta com o Programa de História Oral que visa criar mecanismos de suporte para o funcionamento do Laboratório de História Oral da Universidade, principalmente, no que diz respeito à criação de fontes orais, de acordo com os procedimentos teórico-metodológicos da área de estudo.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas que se dedicam ao estágio nas escolas. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Assim, por meio do Pibid, o estudante articula teoria e prática entre a Universidade e os sistemas estadual e municipal de ensino.

O que vou estudar?

Desde o primeiro ano do curso, você será introduzido a Atividades de Extensão com projetos didático-pedagógicos, pensando no aprendizado prático em conjunto com o teórico, como nas disciplinas História, educação e tecnologias digitais e História e historiografia da América.

O segundo ano mescla os estudos internacionais, com História e historiografia medieval (mundo mediterrâneo e Islam), e nacionais, com História e historiografia do Brasil, além de disciplinas focadas nas teorias de ensino, como Psicologia da educação e História da educação.

As terceiras e quartas séries também abordam a administração escolar, com foco em Políticas públicas e gestão escolar e Saberes históricos e currículo escolar.

Do quarto ao quinto ano, você também se dedicará ao Estágio curricular supervisionado, matérias fundamentais para a sua formação como professor, que te permitirá vivenciar a rotina escolar.

Acessar matriz curricular completa - 2019

Quem serão meus professores?

Conheça os professores responsáveis pela coordenação e disciplinas do curso.

Coordenadora

Professora Dra. Ilanil Coelho

Doutora em História Cultural pela UFSC. Mestre em Ciências Sociais pela UFSCar. Graduada em História pela PUC-SP.

Currículo completo.

Vice-coordenador

Professor Dr. Fernando Cesar Sossai

Doutor e Mestre em Educação pela Udesc. Graduação em História pela Univille. Coordenador do Laboratório de História Oral e do Centro Memorial da Univille.

Currículo completo.

Conhecer todo corpo docente

Quanto custa a mensalidade?

R$ 848,00/mês

(para ingressantes 2019)

Bolsas e crédito - confira as possibilidades

Estude na Univille

Além do Vestibular, há outras possibilidades de iniciar sua graduação, retomar os estudos com um novo curso e até conseguir a transferência de outra instituição.

O que fazer para entrar

Visite a Universidade

O Programa Visite te acompanha e apresenta a estrutura da universidade, visitando os laboratórios e participando de uma aula ou conversa com o coordenador do seu curso de interesse.

Quero conhecer a Univille

Orientação Profissional

O Programa OI - Orientação e Informação Profissional tem como objetivo orientar jovens e adultos a tomar suas decisões em relação à sua profissão. Você vai saber mais sobre suas habilidades e competências, as profissões e o mercado de trabalho.

Entrar em contato com o OI

Contato do curso

Instagram | Facebook