Isso porque as manifestações artísticas são criadas por meio de vivências culturais, ou seja, são maneiras de exteriorizar momentos individuais ou coletivos vividos por pessoas ou povos em variados lugares.
O Maio Cultural da Univille, propõe proporcionar à comunidade diversos momentos de arte e cultura, intensificando as ações já existentes na Univille e abrindo as portas da universidade para apreciarmos juntos diferentes expressões artísticas e todos os seus detalhes.
02 e 13/05 às 07h30 | Sala de Teatro Antonin Artaud – CAD/UNIVILLE
Sinopse: Nesta oficina os princípios da linguagem teatral são exercitados por meio de jogos. Os jogos teatrais desenvolvem a corporeidade, a espontaneidade, a intuição e a consciência de estar em cena diante de uma plateia.
Inscrições: Esgotadas.
04/05 às 10h30 | Sala de Teatro Antonin Artaud – CAD/UNIVILLE
Sinopse: Convite ao Delírio é um sarau que faz um convite à utopia. Mas, para que serve a utopia? Fernando Birri diz que “A utopia está lá no horizonte. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. A utopia serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. Venha sonhar um mundo melhor, justo, diverso, inclusivo, a partir de textos de Eduardo Galeano, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Marina Colasanti, Paula Wendy, Wellington Luiz Vojniek, e Valter Hugo Mãe.
Classificação: Acima de 12 anos.
Aberto ao público.
06, 13 e 20 às 14h30 - 27/05 às 15h30 | Sala de Teatro Antonin Artaud – CAD/UNIVILLE
Sinopse: A Bruxinha Que Era Boa é a fantástica história de uma bruxa que não consegue fazer maldades. O clássico de Maria Clara Machado que atravessa gerações brinca com a inversão de valores. Na floresta comandada pela Bruxa Maligna, onde o "bom" é ser mau, existe uma bruxinha boa que é uma péssima aluna, e acaba sempre sendo ridicularizada, mas com a ajuda de Pedrinho, consegue sair vitoriosa na luta entre o bem e o mal.
Classificação: Acima de 5 anos
Inscrição: Gratuita - Disponível 1 hora antes do espetáculo no saguão do CAD.
Agendamento de escolas pelo e-mail: teatro.univille@gmail.com
Filme-debate - 14/05 às 14h | Anfiteatro da Biblioteca
"Ditadura reservada". Direção: Fabrício Porto. Produção: Sabrina Elisa. Roteiro: Fabrício Porto. Joinville: Guarda Filmes, 2011, 79min., color., 16:09.
Mesa-redonda - 14/05 às 19h | Anfiteatro da Biblioteca
Trajetórias da democracia no Brasil em Santa Catarina (séculos XX e XXI).
Apresentações de Comunicações Orais - 15/05 às 19h | Salas de História - Bloco A
Apresentações de comunicações orais, posters e relatos de experiências de ensino, pesquisa e/ou extensão.
Mesa-redonda - 16/05 às 19h | Anfiteatro da Biblioteca
Democracia e resistência: os negacionismos na história do Brasil e de Santa Catarina.
Conferência - 17/05 às 19h | Anfiteatro da Biblioteca
Democracia e resistência na história: perspectivas de presente, horizontes de futuro" - Valdei Lopes Araujo (UFOP).
Inscrições: Gratuitas via Sympla: bit.ly/semanahistoria2024.
14/05 às 19h | Anfiteatro 1
Sinopse: Malin (Rodrigo Santoro) é um professor universitário de literatura russa, designado como intérprete na ala infantil de um hospital cubano. Sua missão é ajudar na comunicação entre os médicos e crianças vítimas do acidente nuclear de Chernobil que acabam de chegar a Havana. No início, Malin resiste. Sua vida passa por mudanças profundas. A mediação dessa película delicada que envolve o campo da literatura, do cinema e da política será com a professora Flávia Roberta Felippi Ruckl, do curso de Letras da Univille.
Direção: Rodrigo Barriuso e Sebastián Barriuso | Ano: 2019 | Duração: 1h47.
Mediação: Flávia Roberta Felippi Ruckl, doutora em Língua Inglesa pela UFSC e professora do curso de Letras da Univille.
Classificação: Acima de 12 anos.
Inscrição: Aberto ao público.
15/05 às 18h | Via Teams
Sinopse: O Clube do Conto é um clube de leitura fomentado pelo Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille (PROLIJ), vinculado ao curso de Letras da universidade, mas aberto e gratuito a todo o público. O conto deste encontro será "Negrinha" - Monteiro Lobato.
Mediação: Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn.
Classificação: Acima de 11 anos.
Inscrição: Gratuitas pelo link https://linktr.ee/prolij
22/05 às 18h40 | Hall da Biblioteca
Sinopse: Pequena demonstração da variedade de épocas e estilos do repertório do Coral da Univille.
Classificação: Livre.
Aberto ao público
24/05 às 19h45 | Sala de Teatro Antonin Artaud – CAD /UNIVILLE
Sinopse: Show que traz o novo lançamento Mar Português de Ricardo Ledoux, a música feita com o poema icônico do poeta Fernando Pessoa e outras canções milongueiras que trazem eu lírico do artista em uma sessão única em Joinville. Mesclando tecnologia e instrumentos convencionais Ledoux joga com os sentidos poéticos onde realidade e ilusão se fundem.
29/05 às 19h30 | Anfiteatro 1
Sinopse: O livro “Palavra Presa Na Garganta” aborda a época da ditadura militar e o impacto sobre a poética artística de um expressivo ícone brasileiro, Chico Buarque de Hollanda. Em 2024, ano de referência aos 60 anos do golpe militar e de comemoração pelos 80 anos de idade de Chico Buarque, o livro ganhou três novos formatos através do prêmio Elisabete Anderle: e-book, audiobook e videobook.