Conceito 4
CAPES – Quadrienal 2017-2020
(escala de 1 a 5)
Conheça mais sobre o curso
Histórico
O curso foi aprovado pelo Parecer nº 058/2010 de 24 de junho de 2010 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE da UNIVILLE. Foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, na área da Educação, na 123ª reunião de 2010 do Conselho Técnico Científico, por meio do Ofício 156-20/2010. É reconhecido pelo Decreto nº 198 publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina de 29/04/2011 e com o disposto na Portaria MEC nº 1.364, de 29/09/2011, DOU de 30/09/2011. Reconhecimento renovado como disposto na Portaria MEC nº 609, de 14/03/2019, DOU de 18/03/2019.
Objetivo do curso
Contribuir para a formação de pesquisadores em educação comprometidos com o desenvolvimento da investigação científica e a produção do conhecimento que considerem as políticas públicas, o campo do trabalho e formação docente e os aspectos estéticos e histórico-culturais.
Público-alvo
Professores e demais profissionais, com graduação, e que tenham interesse na área da educação.
Perfil do profissional a ser formado
O Mestre em Educação será um pesquisador com autonomia teórica, metodológica e compromisso político e social que contribua para a área da educação com ênfase na formação e trabalho docente nas políticas educacionais, no currículo tecnologias. Que tenha competência tanto para atuar na formação de professores quanto em diferentes etapas e/ou níveis educativos. Assim, ele deve ter rigorosa formação teórico-metodológica, de modo que consiga produzir questões de pesquisa que possam contribuir com a produção de conhecimento local, nacional e internacional, gerando análises profícuas para o campo da educação em seus diferentes aspectos. Nesse sentido, espera-se que o egresso do curso de mestrado do PPGE/UNIVILLE consiga estabelecer interlocuções qualificadas com diferentes instituições educativas, com movimentos e organizações sociais, difundindo sempre o conhecimento científico, não restringindo seus estudos, pesquisas e produções a um público específico. A expectativa é que o os alunos egressos do mestrado apresentem reflexões e elaborações científicas indispensáveis para uma atuação comprometida com a produção e a socialização de novos saberes e atenção às demandas socioambientais, éticas, estéticas e sociais, tendo em vista o horizonte de uma sociedade democrática.
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Depoimento discente
Confira a história do Julcimara Trentini, mestre em Educação
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Coordenação
Coordenadora
Profa. Dra. Jane Mery Richter Voigt
Vice-Coordenadora
Profa. Dra. Marly Krüger de Pesce
Secretaria
Chefe da Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação stricto sensu
Maria Patricia Lima Vieira
Secretária do Mestrado em Educação
Bruna Estéfani Dombrowicz
Matriz Curricular
O curso tem duração de 24 meses, sendo atribuídos 24 créditos para as disciplinas e 6 créditos para a dissertação. A seleção de alunos será anual com 20 vagas por turma.
As disciplinas obrigatórias, totalizam 15 (quinze) créditos e as disciplinas eletivas 21 (vinte e um) creditos, o aluno deverá cursar um mínimo de 09 (nove) créditos. Um crédito de aula teórica, prática ou teórico-prática corresponde a 15 horas/aula.
Um máximo de 6 créditos em disciplinas eletivas poderão ser atribuídos a disciplinas cursadas em outros Programas de Mestrado, desde que avaliados e autorizados pelo Colegiado do Curso.
Linhas de Pesquisa
Currículo, Tecnologias e Práticas Educativas
A linha de pesquisa contempla o currículo, as tecnologias e as práticas educativas em suas bases teórico-metodológicas, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos. Entre as temáticas pesquisadas encontram-se: letramentos; práticas educativas e tecnologias digitais de informação; currículo e práticas curriculares; educação formal e não formal; educação estética.
Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente
A linha de pesquisa contempla políticas educacionais, trabalho e formação docente em seus marcos regulatórios e bases epistemológicas vinculadas à educação em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino. Entre as temáticas pesquisadas encontram-se: Estado; políticas educacionais; trabalho, formação e desenvolvimento profissional docente; diversidades, inclusão e educação especial; processo ensino-aprendizagem
Veja também:
Contato do curso
(47) 3461.9077
ppge@univille.br
Atendimento
2ª a 6ª feira: 8h às 12h | 13h às 21h
Universidade Univille • univille.br
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte Joinville/SC