Mestrado em

Educação

24 meses • Vespertino

Presencial • Joinville

Conceito 4

CAPES – Quadrienal 2017-2020

(escala de 1 a 5)

Conheça mais sobre o curso

Histórico

O curso foi aprovado pelo Parecer nº 058/2010 de 24 de junho de 2010 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE da UNIVILLE. Foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, na área da Educação, na 123ª reunião de 2010 do Conselho Técnico Científico, por meio do Ofício 156-20/2010. É reconhecido pelo Decreto nº 198 publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina de 29/04/2011 e com o disposto na Portaria MEC nº 1.364, de 29/09/2011, DOU de 30/09/2011. Reconhecimento renovado como disposto na Portaria MEC nº 609, de 14/03/2019, DOU de 18/03/2019.


Objetivo do curso

Contribuir para a formação de pesquisadores em educação comprometidos com o desenvolvimento da investigação científica e a produção do conhecimento que considerem as políticas públicas, o campo do trabalho e formação docente e os aspectos estéticos e histórico-culturais.


Público-alvo

Professores e demais profissionais, com graduação, e que tenham interesse na área da educação.


Perfil do profissional a ser formado

O Mestre em Educação será um pesquisador com autonomia teórica, metodológica e compromisso político e social que contribua para a área da educação com ênfase na formação e trabalho docente nas políticas educacionais, no currículo tecnologias. Que tenha competência tanto para atuar na formação de professores quanto em diferentes etapas e/ou níveis educativos. Assim, ele deve ter rigorosa formação teórico-metodológica, de modo que consiga produzir questões de pesquisa que possam contribuir com a produção de conhecimento local, nacional e internacional, gerando análises profícuas para o campo da educação em seus diferentes aspectos. Nesse sentido, espera-se que o egresso do curso de mestrado do PPGE/UNIVILLE consiga estabelecer interlocuções qualificadas com diferentes instituições educativas, com movimentos e organizações sociais, difundindo sempre o conhecimento científico, não restringindo seus estudos, pesquisas e produções a um público específico. A expectativa é que o os alunos egressos do mestrado apresentem reflexões e elaborações científicas indispensáveis para uma atuação comprometida com a produção e a socialização de novos saberes e atenção às demandas socioambientais, éticas, estéticas e sociais, tendo em vista o horizonte de uma sociedade democrática.

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Confira alguns locais que você poderá utilizar tanto para as aulas teóricas e práticas, quanto para os estudos e momentos de descontração!

Mais sobre infraestrutura

Depoimento discente

Confira a história do Julcimara Trentini, mestre em Educação

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Coordenação

Coordenadora

Profa. Dra. Jane Mery Richter Voigt


Vice-Coordenadora

Profa. Dra. Marly Krüger de Pesce


SECRETARIA

Chefe da Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação stricto sensu

Maria Patricia Lima Vieira


Secretária do Mestrado em Educação

Bruna Coelho

Matriz Curricular

O curso tem duração de 24 meses, sendo atribuídos 24 créditos para as disciplinas e 6 créditos para a dissertação. A seleção de alunos será anual com 20 vagas por turma.


As disciplinas obrigatórias, totalizam 15 (quinze) créditos e as disciplinas eletivas 21 (vinte e um) creditos, o aluno deverá cursar um mínimo de 09 (nove) créditos. Um crédito de aula teórica, prática ou teórico-prática corresponde a 15 horas/aula.


Um máximo de 6 créditos em disciplinas eletivas poderão ser atribuídos a disciplinas cursadas em outros Programas de Mestrado, desde que avaliados e autorizados pelo Colegiado do Curso.

Matriz curricular completa

Linhas de Pesquisa

Currículo, Tecnologias e Práticas Educativas

A linha de pesquisa contempla o currículo, as tecnologias e as práticas educativas em suas bases teórico-metodológicas, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos. Entre as temáticas pesquisadas encontram-se: letramentos; práticas educativas e tecnologias digitais de informação; currículo e práticas curriculares; educação formal e não formal; educação estética.



Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente

A linha de pesquisa contempla políticas educacionais, trabalho e formação docente em seus marcos regulatórios e bases epistemológicas vinculadas à educação em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino. Entre as temáticas pesquisadas encontram-se: Estado; políticas educacionais; trabalho, formação e desenvolvimento profissional docente; diversidades, inclusão e educação especial; processo ensino-aprendizagem

Conheça também os Grupos de Pesquisa
Bolsas, crédito e financiamento

Veja também:

Revista Educar Mais
Coleções Rizomas Educacionais
Anais Simpósio Integrado
Eventos
Guia Acadêmico 2020
Guia Acadêmico 2021
Guia Acadêmico 2022
Guia Acadêmico 2023

Contato do curso

(47) 3461.9077

ppge@univille.br


Atendimento

2ª a 6ª feira: 8h às 12h | 13h às 21h

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(47) 3461.9000

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