Mestrado em Engenharia e Gestão e Processos Sustentáveis

Mestrado e Doutorado

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Autoavaliação - Metodologia

AUTOAVALIAÇÃO - ABORDAGEM METODOLÓGICA


As perguntas formuladas para as respostas dos discentes do PPGEP foram fundamentadas em diversos aspectos:

a) motivação para conduzir a pesquisa;

b) satisfação com a orientação, considerando a frequência das orientações, retorno do orientador, forma de comunicação do orientador, proposta de cronograma de atividades, produção científica, incentivo à participação em eventos acadêmicos e seleção da banca examinadora;

c) infraestrutura e logística do PPGEP; e

d) impacto da pesquisa na trajetória profissional.


Questionário docentes


Para o questionário destinado aos docentes, as questões foram elaboradas levando em conta o desempenho do discente em relação à frequência nas reuniões de orientação, desenvolvimento da pesquisa, feedback sobre o desempenho nas disciplinas e outras obrigações, comunicação, organização, cumprimento de prazos, participação em eventos científicos, interesse em gerar produção científica, entrega de documentos dentro dos prazos estabelecidos e apresentação de relatórios, além da expectativa de concluir o curso dentro do prazo.


Questionário concluintes


As perguntas direcionadas aos concluintes abordaram aspectos como idade, tempo dedicado ao desenvolvimento da pesquisa, continuidade na formação acadêmica em grupos de pesquisa, produção científica resultante da dissertação, premiações recebidas, nível de satisfação com o processo de ingresso no curso, seleção de bolsistas, tipo de auxílio financeiro recebido, corpo docente, serviços prestados pela secretaria acadêmica, atendimento da coordenação e infraestrutura disponível nas bibliotecas, salas de aula e laboratórios. As questões dissertativas exploraram os pontos fortes e as áreas que necessitam de melhorias no curso, além do impacto que este teve na carreira profissional.


Questionário egressos


No questionário destinado aos egressos, as perguntas foram organizadas de forma estruturada, levando em conta o ano de conclusão do curso, a idade dos respondentes, a atuação profissional, a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento pessoal, a ampliação das redes de pesquisa e relações profissionais, as oportunidades de emprego, a remuneração, a situação profissional atual, a continuidade da formação acadêmica, a participação em grupos de pesquisa, tipo de auxílio financeiro recebido, os produtos resultantes da dissertação e as premiações recebidas. Também foram incluídas questões dissertativas para identificar os pontos fortes do programa e as áreas que necessitam de melhorias, além de avaliar as contribuições do curso para a carreira profissional e a probabilidade de recomendar o curso a outros profissionais.


Para as questões objetivas direcionadas a alunos e professores, as avaliações variaram de 1 (totalmente insatisfeito) a 5 (totalmente satisfeito), sendo que as notas 4 e 5 tiveram maior peso na análise. Já nas questões objetivas voltadas aos concluintes e egressos, as opções de resposta incluíam: muito satisfeito, satisfeito, neutro, insatisfeito e muito insatisfeito.


Análise dos Resultados


Após a coleta das respostas dos questionários aplicados a discentes, docentes, concluintes e egressos, os resultados foram apresentados em forma de frequência relativa das respostas objetivas. As respostas subjetivas também foram analisadas e apresentadas ao Colegiado do PPGEP junto com recomendações para melhorias. No ano seguinte, os questionários foram reaplicados para verificar se as solicitações feitas pela Comissão de Autoavaliação haviam sido atendidas e se novas sugestões de melhorias foram apresentadas por discentes, docentes, concluintes e egressos.


Cronograma de atividades


2021 e 2022 – elaboração das questões pela Comissão de Autoavaliação, direcionadas a docentes e discentes do programa e aplicação dos questionários via Microsoft Forms;

2023 – coleta e apresentação ao colegiado dos resultados de 2022 e elaboração pela Assessoria de Pós-Graduação stricto sensu dos questionários direcionados a concluintes e egressos de todos os programas de pós-graduação da Univille;

2024 – Coleta e apresentação ao Colegiado dos resultados gerais de 2023 e resultados com a diferenciação entre discentes, concluintes e egressos;

2025 – Resultados de 2024 no primeiro trimestre de 2025.

Acesse o relatório completo:

Pesquisa de Concluintes

Pesquisa de Egressos

Planejamento Estratégico – Diretrizes Estratégicas

1) Revisar o projeto político pedagógico do curso e fazer a readequação da sua proposta no caso do surgimento de novas demandas regionais de conhecimento e equilibrar a distribuição dos docentes nas linhas de pesquisa do programa;


2) Melhorar a qualidade da produção científica do programa e submeter proposta de Doutorado em Engenharia de Processos;


3) Aumentar o percentual dos docentes permanentes com Pós-doutorado;


4) Aumentar a articulação com programas de pós-graduação nacionais (com internacionalização consolidada) e internacionais buscando viabilizar a mobilidade de professores e alunos com foco na internacionalização do programa;


5) Sistematizar as formas de relacionamento e acompanhamento dos egressos do programa;


6) Aumentar a disponibilidade de equipamentos de laboratórios de maneira a contribuir com o desenvolvimento qualificado das pesquisas dos docentes e das dissertações dos alunos vinculados às linhas de pesquisa do programa.


Acesse o relatório completo: Relatório de Planejamento Estratégico

Um universo de possibilidades