Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade

Mestrado e Doutorado

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Autoavaliação - Metodologia

A autoavaliação do PPGPCS é um processo articulado à Avaliação Institucional (AI) da Univille que se dá a partir de macroprocessos organizados em etapas: coleta de dados, sistematização e análise dos dados, recomendações de ações de melhorias, relatório e disseminação dos resultados (UNIVILLE, PDI, 2024, p. 294). Além disso, o PPGPCS instituiu sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), atualizada em 2023, integrada por representantes dos corpos docente, discente e técnico-administrativo, dos egressos e de órgãos públicos de gestão do patrimônio cultural de Joinville e região. Nessa comissão são compartilhadas todas as informações e dados e promovidas discussões que resultam em sugestões diversas e levantamento de demandas para novos encaminhamentos do Programa. Todo o processo é regido pelos princípios de participação democrática, horizontalidade e transparência, sustentados por diálogos sobre a instituição, seus objetivos e metas e seu “efetivo desenvolvimento”.


Destaca-se, por fim, que a autoavaliação do PPGPCS se pauta tanto pelas diretrizes e procedimentos institucionais como pelas recomendações da Capes depreendidas do Documento da Área Interdisciplinar (DocÁrea), da Fichas de Avaliação e demais subsídios que esta vem publicando sobre a temática. A seguir apresentamos uma síntese das nossas principais ações avaliativas que decorrem dessa configuração.


Processos Autoavaliativos do PPGPCS:


  1. Autoavaliação institucional com relação ao desempenho docente. É realizada anualmente pelos mestrandos e doutorandos, vinculados a disciplinas e demais componentes curriculares. Tal atividade é conduzida pelo macroprocesso “avaliação contínua do desempenho docente”, gerenciada pela Assessoria de Avaliação Institucional e consiste no levantamento das percepções dos estudantes quanto a conteúdos trabalhados pelos professores, metodologias empregadas e qualidade da bibliografia estudada. Os dados são recebidos pelos professores sob a forma de relatório circunstanciado de seu desempenho. A seguir, há um momento reflexivo em que o professor individualmente discute o seu relatório com coordenação do PPGPCS, o que proporciona a ambos revisitar experiências do período correspondente aos dados, bem como estabelecer um plano para solucionar fragilidades, se for o caso. Também se for o caso, o professor poderá contar com o apoio do Centro de Inovação de Pedagógica (CIP) da Univille que, geralmente, envolve cursos e oficinas de capacitação docente.
  2. Autoavaliação do PPGPCS dos egressos. A partir de 2023, o PDI da Univille inseriu a metodologia de avaliação de concluintes e egressos dos PPGs de forma sistemática no macroprocesso “autoavaliação de programa de pós-graduação”. Antes disso, mesmo não havendo uma ferramenta institucional para a coleta desses dados de todos os seus PPGs, o PPGPCS coletou avaliações dos seus egressos a cada dois anos, a partir um instrumento aplicado via Google Forms. Em 2022 e 2023 foi criado coletivamente um instrumento Google Forms a partir do diálogo e compartilhamento entre os programas, assim como a metodologia para a sua aplicação. Como o PPGPCS já praticava esse procedimento e já havia iniciado sua aplicação em 2022, foi estabelecida uma estratégia de transição para o quadriênio 2021-2024, qual seja, o instrumento criado pelo PPGPCS, aplicado aos egressos continuou sendo utilizado até o final de 2024 e o instrumento institucional foi progressivamente utilizado apenas no recorte aplicado aos concluintes.
  3. Rodada anual de acompanhamento dos projetos Carta-Convite – projeto de pesquisa institucional do docente. É realizada desde 2013 com a participação de todos os docentes do PPGPCS. O Projeto Carta-Convite, com duração de 4 anos, ao ser aprovado, se compromete com metas e indicadores quantitativos a serem atingidos. Na Rodada Anual, o docente compartilha com os demais docentes o que considerou como avanço, os problemas que emergiram e as providências a serem tomadas para correção dos rumos de seu projeto. Ao final da Rodada é feita uma avaliação de conjunto da performance do PPGPCS, considerando as metas e indicadores apresentados pelos docentes e a articulação e convergência entre os projetos Carta-Convite dos docentes e entre os projetos de dissertação e de tese, por eles orientados.
  4. Autoavaliação das Linhas de Pesquisa. É realizada anualmente conforme previsão em cronograma de reuniões dos docentes a elas vinculadas. Essa atividade consiste numa análise avaliativa da Linha quanto às metas do Planejamento Estratégico do PCS (PEPCS) e do Plano Anual de Trabalho da Linha, formulado conforme diretrizes e frentes de ação estabelecidas no PEPCS.
  5. Seminário de Autoavaliação e Planejamento do PPGPCS. É realizado anualmente na primeira quinzena de fevereiro, integrando a programação da Semana Institucional de Profissionalização Docente. Além de palestras e oficinas promovidas pelo Centro de Inovação Pedagógica (CIP) da Univille, a programação, desde 2019, contempla atividades, de caráter avaliativo, realizadas em dois dias consistindo em: reuniões de acompanhamento do PEPCS com os relatos de autoavaliação das Linhas; discussão das estratégias de articulação dos (e entre) os componentes curriculares (disciplinas e atividades obrigatórias) com vistas a atualização (se necessário) de ementas, referências bibliográficas e avaliação de aprendizagem; realinhamento da oferta de disciplinas eletivas; análise do impacto social do programa; e rodada de balanço analítico dos indicadores avaliativos do PPGPCS.
  6. Autoavaliação vinculada ao processo de credenciamento e recredenciamento docente. É conduzida pela Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação da Univille que publica previamente uma Instrução Normativa com critérios equivalentes a Ficha de avaliação da Capes e designa comissão de recredenciamento composta por docentes de outros PPGs e um avaliador externo. É realizada a cada dois anos quando os docentes do PPGPCS submetem documentação comprobatória referente a sua produção acadêmica. O primeiro biênio é uma oportunidade avaliativa do docente para confirmação, revisão e/ou reconstrução de suas estratégias individuais para o atingimento de metas e indicadores de produtividade. Ao final do segundo biênio e fechamento do quadriênio – são descredenciados os docentes que não alcançarem os indicadores mínimos estabelecidos no início do primeiro biênio.


Como se vê, os processos auto avaliativos do PPGPCS buscam produzir subsídios para orientar todas as suas atividades ensino, pesquisa, extensão com vistas à concretização de seu planejamento estratégico e de seus compromissos com a formação consistente, contextualizada e relevante do egresso e com o alto impacto social de suas ações.

Acesse o relatório completo:

Pesquisa de Concluintes

Pesquisa de Egressos

Planejamento Estratégico – Diretrizes Estratégicas

META/DIRETRIZ - PROGRAMA

  • Fortalecimento da interdisciplinaridade como princípio norteador e de articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão no PCS;
  • Alinhamento do processo de gestão adotando como ferramenta para o acompanhamento e atualização do PEPCS as novas diretrizes Capes de autoavaliação do Programa.

META/DIRETRIZ - FORMAÇÃO

  • Fortalecimento da produção intelectual de docentes, discentes e egressos do PCS.

META/DIRETRIZ - IMPACTO NA SOCIEDADE

  • Visibilidade: Melhorar a visibilidade do PPGPCS.
  • Propostas de Atividades de Inserção e de Visibilidade na Comunidade Local: Fortalecer o caráter comunitário da Univille a partir de ações do PCS.
  • Ações Nacionais e Internacionais: 1. Internacionalização do PPGPCS; 2. Fortalecimento das redes nacionais do PPGPCS.

Acesse o relatório completo: Relatório de Planejamento Estratégico

Um universo de possibilidades