Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente

Mestrado e Doutorado

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Autoavaliação - Metodologia

As questões elaboradas para as respostas dos(as) discentes do PPG se baseou nos quesitos: a) motivação para realizar a pesquisa; b) satisfação com a orientação em termos de periodicidade das orientações, feedback do orientador, forma de comunicação do orientador, proposição do cronograma de atividades, produção científica, motivação para participar de eventos científicos e escolha da banca examinadora; c) logística e infraestrutura do PPG; e d) contribuição da pesquisa para a carreira profissional.


Para estruturar o questionário direcionado aos docentes, as questões foram elaboradas considerando o desempenho do orientado em frequência às reuniões de orientação, elaboração da pesquisa, feedback sobre o desempenho nas disciplinas e demais obrigatoriedades, comunicação, organização, atendimento aos prazos, participação em eventos científicos, interesse em gerar produção científica, entrega de documentos nos prazos, apresentação de relatórios e perspectiva de concluir o curso no prazo.


As questões direcionadas aos concluintes foram discriminadas para mestrandos e doutorandos, abordando a idade, modalidade de auxílio financeiro, tempo dedicado para desenvolver a pesquisa, continuidade na formação acadêmica em grupo de pesquisa, produções bibliográficas decorrentes da dissertação/tese, premiações, nível de satisfação em relação a processo de ingresso no curso, seleção de bolsistas, corpo docente, serviços prestados pela secretaria acadêmica, atendimento da coordenação, infraestrutura de biblioteca, salas de aula e laboratórios, desempenho do(a) orientador(a) e contribuição da pesquisa para a carreira profissional. As questões dissertativas abordaram os pontos fortes e melhorias no curso e impacto do curso na carreira profissional.


No questionário para os egressos, as perguntas forma estruturadas, considerando o ano de conclusão do curso, idade, modalidade de auxílio financeiro, atuação profissional, contribuição da pesquisa para o crescimento pessoal, ampliação das redes de pesquisa e relações profissionais, oportunidades de trabalho, remuneração, atuação profissional atual, continuidade da formação acadêmica, participação em grupo de pesquisa, produtos decorrentes da dissertação/tese e premiações. Questões dissertativas foram inseridas para apontar os pontos fortes e quais melhorias demandam do PPG, contribuições do curso para a carreira profissional e a probabilidade de recomendar o curso a outro profissional.


Para as questões objetivas direcionada a discentes e docentes, os conceitos atribuídos variaram de 1 (totalmente insatisfeito) a 5 (totalmente satisfeito), sendo considerados de maior peso os conceitos 4 e 5. Nas questões objetivas direcionadas a concluintes e egressos, as opções de resposta foram muito satisfeito, satisfeito, neutro, insatisfeito e muito insatisfeito.


Após a rodada de respostas aos questionários por discentes, docentes, concluintes e egressos, os resultados foram expressos em frequência relativa dos conceitos das respostas objetivas e verificadas as respostas subjetivas, sendo apresentados ao Colegiado do PPG com as recomendações de melhorias. No ano consecutivo os questionários foram reaplicados para verificar se tais solicitações da Comissão de Autoavaliação foram atendidas e se mais melhorias foram sugeridas por discentes, docentes, concluintes e egressos.


Resumidamente, as atividades da comissão para o quadriênio 2021-2024 seguiram e seguem o cronograma:


  • 2021 e 2022 – Compreendeu o período de elaboração das questões pela Comissão de Autoavaliação, direcionadas a docentes e discentes do PPG e posterior aplicação dos questionários através do Microsoft Forms;
  • 2023 – Coleta e apresentação ao Colegiado dos resultados de 2022 e elaboração pela Assessoria de Pós-Graduação stricto sensu dos questionários direcionados a concluintes e egressos de todos os PPGs da Univille;
  • 2024 – Coleta e apresentação ao Colegiado dos resultados gerais de 2023 e resultados com a diferenciação entre discentes de Mestrado e de Doutorado, concluintes e egressos; e
  • 2025 – Resultados de 2024 no primeiro trimestre de 2025, onde será possível comparar as respostas gerais e as respostas por mestrandos e por doutorandos.

Pesquisa de Concluíntes

Pesquisa de Egressos

Planejamento Estratégico – Diretrizes Estratégicas

1) Ampliar os instrumentos de autoavaliação, incluindo a avaliação do egresso, a avaliação da qualidade da orientação, avaliação do pessoal técnico-administrativo e análise de evasão;


2) Ampliar a participação em redes de pesquisa de abrangência internacional, buscando um maior envolvimento dos discentes;


3) Estruturar uma política de cotas e ações afirmativas no programa;


4) Ampliar a produção técnica do programa, com o estabelecimento de políticas de incentivo e parcerias;


5) Ampliar a produção científica conjunta entre os docentes do programa;


6) Estimular a participação de pós-doutorandos vinculados ao programa;


7) Ampliar a parceria com instituições públicas e privadas;


8) Criar uma agenda para discussão das demandas de pesquisa na área de saúde, buscando atender as demandas prioritárias da saúde pública e divulgar os trabalhos produzidos; e


9) NOVA diretriz (2024) – Contribuir com uma agenda ambiental para os municípios do entorno da Baía Babitonga.

Um universo de possibilidades