Mestrado em

Engenharia de Processos

24 meses • Noturno

Presencial • Joinville

Conceito 3

CAPES – 2019

(escala de 1 a 7)

Conheça mais sobre o curso

O Mestrado em Engenharia de Processos tem uma única área de concentração em “Desenvolvimento e Gestão de Processos e Produtos” e objetiva qualificar profissionais para atuarem nas áreas industrial, acadêmica e científica, capazes de absorver e desenvolver tecnologias inovadoras, desenvolver novos materiais, produtos e processos menos poluentes e ecologicamente corretos.

 

Histórico:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, iniciado em 2006, foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, Decreto Nº 659, publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina de 25/09/2007, e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portaria Nº 2.642 de 27/07/2005, publicado no Diário Oficial da União de 28/07/2005.

 

Perfil do egresso: o mestre em Engenharia de Processos deverá ter habilidades para atuar de forma integradora no desenvolvimento e na gestão de novos processos e/ou produtos ambientalmente corretos, tanto na área acadêmico-científica quanto em processos industriais. 


Público-alvo: profissionais graduados em Engenharia, Química, Química Industrial, Ciência da Computação, Farmácia, Física, Matemática e Tecnólogos em Química, Materiais, Mecânica, Automação e em Processos Industriais. Outros cursos em áreas afins ficarão sujeitos à homologação pelo colegiado do mestrado.

Editais e Processos Seletivos Matrículas e Regime Especial Bolsa de Estudos Corpo Docente Corpo Discente Egressos Dissertações Produções Regimentos Critérios de seleção de alunos

Explore os espaços do curso e da Universidade

A Univille possui uma estrutura completa para a sua formação.

Confira alguns locais que você poderá utilizar tanto para as aulas teóricas e práticas, quanto para os estudos e momentos de descontração!

Mais sobre infraestrutura

Depoimento discente

Confira a história do Renato Porto, mestre em Engenharia de Processos

PPGPEP nas redes sociais

Saiba mais sobre o curso

Receba um conteúdo completo sobre o Mestrado em Engenharia de Processos

Coordenação

Coordenador

Prof. Dr. Ozair Souza

Vice-Coordenadora 

Profa. Dra.  Ana Paula Testa Pezzin


SECRETARIA

Chefe da Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação stricto sensu

Maria Patricia Lima Vieira

Secretária do Mestrado em Engenharia de Processos

Bruna Estéfani Dombrowicz

Matriz Curricular

O curso tem duração de mínima de 18 meses e máxima de 24 meses e sua estrutura atribui um total de 24 créditos para as disciplinas obrigatórias e eletivas e 6 créditos para a dissertação.

Matriz curricular completa

Área de Concentração: Desenvolvimento e Gestão de Processos e Produtos

Linhas de Pesquisa

Tecnologias mais limpas aplicadas a processos e produtos

Esta linha de pesquisa tem como finalidade principal o desenvolvimento de processos produtivos e de alternativas economicamente viáveis para a obtenção de produtos de interesse industrial, incluindo também, a valorização, a reutilização, o tratamento e a gestão de resíduos, bem como o desenvolvimento de produtos, serviços e embalagens seguros e ecologicamente corretos ao longo do seu ciclo de vida, visando à redução do impacto ambiental causado pelo acúmulo de materiais.

Professores envolvidos:

Profa. Dra. Ana Paula Testa Pezzin

Prof. Dr. André Lourenço Nogueira

Profa. Dra. Bianca Goulart de Oliveira Maia

Profa. Dra. Denise Abatti Kasper Silva

Profa. Dra. Elisabeth Wisbeck

Prof. Dr. Flares Baratto Filho

Profa. Dra. Noeli Sellin

Prof. Dr. Ozair Souza

Prof. Dr. Régis Daniel Cava

Profa. Dra. Sandra Aparecida Furlan


Gestão da Produção, do Conhecimento e da Inovação

Essa linha de pesquisa trata de temas relacionados ao estudo sobre os processos de Gestão da produção, do conhecimento e da inovação presentes nas organizações na busca por sustentabilidade, considerando-se o arcabouço teórico metodológico como agente promotor de reflexões, melhorias e novos processos mais integrados e coordenados. Em Gestão da Produção são objeto de estudo a inovação e a melhoria de processos industriais e organizacionais visando à antecipação de problemas, à redução de custos e à maximização de resultados com sustentabilidade. Em Gestão do conhecimento são objetos de estudo modelos e processos de socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento visando maior efetividade nas organizações. Em Gestão da Inovação são objeto de estudo os modelos de gestão da Inovação nas empresas, instituições de ensino e outros habitats de inovação, bem como os processos precursores e adjacentes que levam à inovação.

Professores envolvidos:

Prof. Dr. Claiton Emilio do Amaral

Profa. Dra. Denise Abatti Kasper Silva

Profa. Dra. Sandra Aparecida Furlan

Conheça também os Projetos de Pesquisa
Bolsas, crédito e financiamento

Veja também:

Guia Acadêmico
Congressos na área

Contato do curso

(47) 3461.9180

whatsapp (47) 98469-5271

ppgep@univille.br

Instagram | Facebook


Horário de atendimento

Segunda a Sexta-feira: 8h às 12h e das 13h às 21h

Campus Bom Retiro - Joinville

Instagram | Facebook

(47) 3461.9000

univille@univille.br

Universidade Univille • univille.br

Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte - Joinville/SC

Um universo de possibilidades